sábado, 18 de setembro de 2010

Licopeno - O Poder do Tomate

O Licopeno é um carotenóide que dá cor vermelho ao tomate, beterraba, pimento e outros alimentos. É ainda um antioxidante que ajuda a prevenir e reparar os danos originados pelos radicais livres nas células.
O tomate para além de ser um alimento que entra na confecção de diversas refeições rico em fibras, é uma das maiores fontes de licopeno, com um valor calórico diminuto.
Vários estudos apontam para uma associação significativamente importante entre o consumo de tomate e um menor ou reduzido risco de diversos tipos cancro (Journal National Cancer Institute, 2010) com maior destaque para o cancro de pulmão, próstata e estômago, indicando ainda o risco reduzido de cancro na boca, esófago, pâncreas, intestino grosso, recto, colo de útero e mama.
Outros estudos mostram beneficios do consumo de tomate, na exposição aos raios ultravioleta esivos à pele (cancro da pele), no envelhecimento precoce e nas doenças cardiovasculares.
A intensidade do licopeno na pele pode ser engrandecida com o consumo de tomate ou dos seus derivados e a sua concentração parece ser maior em produtos cozidos como nas pastas e purés (e ligado ao azeite, gordura monoinsaturada).

Deve-se consumir tomate três/quatro vezes por semana de modo a prevenir tumores e formação de placas de gordura nas artérias, bem como reduzir as taxas de colesterol.

O tomate contêm também vitamina C, potássio, fibras e betacaroteno.

Cada 100g de tomate maduro podem proporcionar até 20mg de licopeno.

Fonte :http://jnci.oxfordjournals.org/search (JNCI)

Sem comentários: