sábado, 31 de julho de 2010

Corpo Maçã ou Pêra?

Sabia que a espessura da cintura é um indicador de saúde? E que a disposição da gordura pelo corpo afecta a saúde dos indivíduos com excesso de peso. Então qual é melhor, o formato em maçã ou em pêra?
Os obesos, classificam-se em duas categorias conforme a distribuição da gordura corporal. Se esta for excessiva em volta da cintura, forma-se um corpo tipo andróide, com o aspecto de “maçã”, mais prejudicial à saúde, onde a gordura é intra-abdominal distribuída à volta do estômago e do tórax, e para além da pele e os músculos, origina uma pressão interna nos órgãos. Esta forma de maçã e aumento da zona abdominal, apresenta sinais de risco cardiovascular elevado, risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e diabetes.
Mas, se a gordura em excesso se localizar na parte inferior do abdomém, (ancas, coxas glúteos e pernas) com uma espessura menor da cintura, forma-se um corpo tipo ginóide, com aspecto de “pêra”, isto é, com menos gordura na região do abdómen. Esta gordura visceral tem menos risco para a saúde, mas causa complicações vasculares e ortopédicas como varizes, dores nas pernas e edemas.
As duas formas, maça e pera, dependendo do peso, podem desenvolver esteatose (depósito de gordura no fígado).
Os homens têm uma mais probabilidade de terem a forma de “maçã” enquanto as mulheres a forma de “pera”.

Sem comentários: