sexta-feira, 23 de outubro de 2009

GOJI BERRIES

As bagas Goji, Goji Berries ou Lycium barbarum (nome científico) pertence à família das solanáceas, são originárias do Noroeste da China e do Tibete e tem o aspecto de um pequeno tomate-cereja, de cor vermelha viva.
Na sua colheita sacodem-se os ramos do Goji e recolhem-se as bagas em malhas de bambu, sendo depois transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e posteriormente envasadas, sem nunca serem tocadas pela mão humana, para serem vendidas cruas ou secas depois de desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC.
Segundo a tradição tibetana o Goji é muito sensível e delicado, não devendo ser tocado pela mão humana, pois se isso acontece, a sua cor vermelho-vivo transforma-se noutra mais escura perdendo qualidades.

Muito saborosas, as bagas tem uma mistura entre noz-suave, tomate-morango frutado, amoras e cerejas, libertando um aroma como a fresca fragrância de nozes tostadas. Podem ser consumidas directamente do pacote ou com cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas, batidos, como uma fruta seca, proporcionando uma vida alegre, energética e saudável.
São provavelmente a fruta com maior riqueza em nutrientes existente no planeta e uma fonte de proteína completa. Rica em proteínas, contém 18 aminoácidos diferentes (13 gr por cada 100gr de fruto seco), entre os quais estão 8 essenciais ao corpo humano. Contêm ainda até 21 minerais (oligoelementos, zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo e o germânio, um mineral anti-cancerígeno) e as vitaminas B1, B2, B6, C e E e antioxidantes. Contém elevadas fontes de carotenoides anti-oxidantes, incluindo o betacaroteno, a zeaxantina e a luteína (grandes protetores dos olhos). As bagas de Goji contém 500 vezes a quantidade de vitamina C existente nas laranjas e são uma das fontes de vitamina C mais rica da Terra.
Os gojis maduros tem betasisterol (anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e ajuda o tratamento da hipertensão), sesquiterpenoides como a ciperona que regulam a pressão arterial e aliviam o desconforto menstrual. É ainda utilizada no tratamento do cancro do colo do útero. Contém ainda, solavetivona (com propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), tetraterpenoides e betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, auxilia a digestão, a memória e protege o DNA) e fisalina (uma substância activa contra a leucemia).
As bagas de Goji são ricas em fibras e foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante elevada.
Um polissacarídeo do Goji, mostrou ser um poderoso estimulante da secreção rejuvenescedora do hormônio do crescimento humano (HGH).
As Goji Berries fortalecem o sistema imunitário, sendo que este é um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento e aumento da longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos).
Promove a energia e o bem-estar. Defende contra vários tipos de cancro. Combate a artrite. Reduz os níveis de glicose no sangue. Melhora as cataratas, a visão turva e a audição. Fortifica os funcões do fígado e dos rins. Mantêm o sistema nervoso saudável. Protege a pele dos danos causados pelo Sol. Combate a formação de celulite. Ajuda em dietas para perda de peso. Aumenta a libido e o desempenho sexual (conhecido no oriente como o viagra natural) e a fertilidade.

Fontes: (http://www.centrovegetariano.org/

1 comentário:

Gojiberries disse...

Realy it distribute good info about Himilayan Goji Juice. Goji Berries improve the skin and make you look younger.