As bagas Goji, Goji Berries ou Lycium barbarum (nome científico) pertence à família das solanáceas, são originárias do Noroeste da China e do Tibete e tem o aspecto de um pequeno tomate-cereja, de cor vermelha viva.
Na sua colheita sacodem-se os ramos do Goji e recolhem-se as bagas em malhas de bambu, sendo depois transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e posteriormente envasadas, sem nunca serem tocadas pela mão humana, para serem vendidas cruas ou secas depois de desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC.
Segundo a tradição tibetana o Goji é muito sensível e delicado, não devendo ser tocado pela mão humana, pois se isso acontece, a sua cor vermelho-vivo transforma-se noutra mais escura perdendo qualidades.
Muito saborosas, as bagas tem uma mistura entre noz-suave, tomate-morango frutado, amoras e cerejas, libertando um aroma como a fresca fragrância de nozes tostadas. Podem ser consumidas directamente do pacote ou com cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas, batidos, como uma fruta seca, proporcionando uma vida alegre, energética e saudável.
São provavelmente a fruta com maior riqueza em nutrientes existente no planeta e uma fonte de proteína completa. Rica em proteínas, contém 18 aminoácidos diferentes (13 gr por cada 100gr de fruto seco), entre os quais estão 8 essenciais ao corpo humano. Contêm ainda até 21 minerais (oligoelementos, zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo e o germânio, um mineral anti-cancerígeno) e as vitaminas B1, B2, B6, C e E e antioxidantes. Contém elevadas fontes de carotenoides anti-oxidantes, incluindo o betacaroteno, a zeaxantina e a luteína (grandes protetores dos olhos). As bagas de Goji contém 500 vezes a quantidade de vitamina C existente nas laranjas e são uma das fontes de vitamina C mais rica da Terra.
Os gojis maduros tem betasisterol (anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e ajuda o tratamento da hipertensão), sesquiterpenoides como a ciperona que regulam a pressão arterial e aliviam o desconforto menstrual. É ainda utilizada no tratamento do cancro do colo do útero. Contém ainda, solavetivona (com propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), tetraterpenoides e betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, auxilia a digestão, a memória e protege o DNA) e fisalina (uma substância activa contra a leucemia).
As bagas de Goji são ricas em fibras e foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante elevada.
Um polissacarídeo do Goji, mostrou ser um poderoso estimulante da secreção rejuvenescedora do hormônio do crescimento humano (HGH).
Um polissacarídeo do Goji, mostrou ser um poderoso estimulante da secreção rejuvenescedora do hormônio do crescimento humano (HGH).
As Goji Berries fortalecem o sistema imunitário, sendo que este é um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento e aumento da longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos).
Promove a energia e o bem-estar. Defende contra vários tipos de cancro. Combate a artrite. Reduz os níveis de glicose no sangue. Melhora as cataratas, a visão turva e a audição. Fortifica os funcões do fígado e dos rins. Mantêm o sistema nervoso saudável. Protege a pele dos danos causados pelo Sol. Combate a formação de celulite. Ajuda em dietas para perda de peso. Aumenta a libido e o desempenho sexual (conhecido no oriente como o viagra natural) e a fertilidade.
Fontes: (http://www.centrovegetariano.org/
Fontes: (http://www.centrovegetariano.org/
Sem comentários:
Enviar um comentário