domingo, 1 de julho de 2012

Descoberto Açúcar que faz bem ao coração


O açúcar é em geral, enumerado como uma das possíveis causas de doenças cardíacas. Contudo, um estudo realizado por Corin Storkey, na Austrália, Universidade de Melbourne, vem demonstrar que o açúcar pode ser uma solução para essas doenças. O autor, na sua investigação de doutoramento, descobriu uma forma de converter açúcares como a glicose, num derivado que pode ser utilizado na protecção da aterosclerose, o tipo mais comum de doenças cardíacas.
Carl Schiesser, co-autor do estudo, explica ainda que "os compostos de açúcar-selénio eliminam um grupo de ácidos (hypohalous) muito reactivos que podem danificar os tecidos quando produzidos no lugar ou hora errada, ou em quantidades excessivas".
Os cientistas descobriram que os compostos de açúcar-selénio, podem evitar que esses ácidos danifiquem aminoácidos importantes no plasma humano, e consideram um passo fundamental para interromper o desenvolvimento de doenças.

Este grupo de investigadores, estão a melhorar a técnica de fabrico deste novo açúcar para ser usado como fármaco e asseguram que em breve, irão avançar com testes e dentro de 3 a 4 anos, deverão dar início aos testes com humanos.


Fontes:
Corin Storkey Michael J. Davies Jonathan M. White and Carl H. Schiesser . Synthesis and antioxidant capacity of 5-selenopyranose derivatives.Chemical Communication, 2011,47, 9693-9695.

Sem comentários: