domingo, 29 de agosto de 2010

GELATINA DE MELANCIA



Ingredientes

1 Copo de água
3 Copos de sumo de melancia
2 Colheres de alga agar-agar
2-4 Colheres de chá de mel
1 pauzinho de canela

Preparação

Leve ao lume 1 copo de água, a alga agar-agar e o pau de canela. Quando começar a ferver deite os 3 copos de sumo de melancia e o mel e misture tudo muito bem. Coloque numa forma ou em formas pequenas. Vai ao frigorífico para ficar firme.
Sirva com Chantilly Vegetariano.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ASPIC DE CENOURA


Ingredientes


1 ½ kg de cenoura cozida picada
2 Colheres sopa de alga agar-agar
1/2 Chávena de chá de água
3 Colheres de sopa de sumo de limão
1 Colher de sopa de vinagre (arroz, maçã, outro)
1 Chávena de chá do caldo de cozer a cenoura
2 Colheres de sopa de cebola picadinha
1 colher de chá de sal (facultativo, pode substituir por gengibre ralado).

Preparação

Leve ao lume numa panela, a chávena de caldo onde cozeu as cenouras, o sumo de limão, o vinagre, a alga agar-agar e deixe cozer 10 minutos. Apague o lume e deite a cebola picadinha e o sal ou gengibre ralado. Junte a cenoura picada, deite tudo numa forma e deixe arrefecer um pouco, depois coloque no frigorífico de um dia para o outro.


Desenforme e sirva o Aspic enfeitado com beterraba cozida ralada e folhinhas de alface.

sábado, 14 de agosto de 2010

Tabela de Alimentos ricos em Cálcio


Autora: Iara Waitzberg Lewinski

Fonte: http://www.nutritotal.com.br

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

GELATINA DE BANANA

Ingredientes:
2 colheres de sopa rasas de alga agar-agar
2 bananas grandes
açúcar mascavado q.b
1 pauzinho de canela

Preparação:
Demolha-se a alga agar-agar com um pouco de água, cerca de 10 minutos. Põe-se a ferver 1 litro de água, onde se junta a alga agar-agar e o pauzinho de canela, deixando-se ferver durante mais 5 minutos. Descascam-se as 2 bananas e cortam-se às rodelas, deitando-as num recipiente fundo. Depois de ferver a agar-agar, junta-se o açúcar mascavado, mexe-se e deita-se sobre as bananas. Vai ao frigorífico até ficar em gelatina.

Nota: O açúcar pode ser substituido por açúcar amarelo ou geleia de milho.

domingo, 1 de agosto de 2010

BANANA VERDE

A banana verde é constituída especialmente por água e amido a principal razão do seu sabor adstringente. É por isso utilizada como fonte de hidratos de carbono em variados pratos.

É uma planta herbácea vivaz da família Musaceae do género Musa.
O berço do cultivo de bananas foi a Malásia. É descrita pela primeira vez na história em textos budistas. Foram presumivelmente os mercadores árabes que divulgaram a banana por África. Nos séculos XV e XVI os portugueses iniciaram a plantação de bananais nas ilhas atlânticas, no Brasil e na costa ocidental africana.


A Banana é rica em vitaminas e minerais como o potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, ferro, manganésio, iodo, cobre, alumínio e zinco e vitaminas A, C e complexo B.


O potássio é importante para a contracção muscular, prevenção de cãibras e no controlo da pressão arterial.


Estudos a alimentos ricos em amidos como a banana verde, indicam benefícios na saúde pelo seu baixo índice de glicemia, quer na redução dos níveis de colesterol e triglicéridos e contribuindo para a prevenção das doenças cardiovasculares, quer no armazenamento da gordura, pelo elevado teor de fibras e como indutor da saciedade e melhorar as defesas imunológicas. A velocidade de digestão do amido determina o índice de glicemia de um alimento.


Assim, alimentos com digestão lenta e baixo índice de glicemia têm sido associados com um melhor controlo e prevenção da diabetes.


As dietas de alimentos ricos em potássio e magnésio, além de prevenirem doenças cardíacas, apontam ainda para uma redução do risco de acidente vascular cerebral.


Estudos científicos, reconhecem os seus efeitos anti-ácidos na protecção contra úlceras do estômago. A simples mistura de banana e leite suprimiu expressivamente a secreção ácida.


Outros dados mostram que a banana pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada com a idade. Pode ainda ajudar a melhorar a capacidade do organismo de absorver cálcio contrariando a sua perda e auxiliando a prevenir os ossos.


Outras pesquisas indicam a diminuição do risco de cancro do cólon e do rim.


Dieta da Banana


Todos os dias pela manha em jejum comer 1 Banana crua (verde) com um copo de água à temperatura ambiente. Em seguida levamos a alimentação normal ao almoço e jantar, evitando os doces (o açúcar envelhece a pele) e o consumo de álcool.


Recomenda-se o consumo diário de 2 bananas.