sábado, 31 de julho de 2010

SUMO DE PEPINO


O sumo de pepino ajuda o emagrecimento por ser diurético ao mesmo tempo que elimina os líquidos acumulados que causam edemas.

Rico em sílica e flúor é um excelente hidratante (contém muita água), tonificante e desintoxicante para os rins, fígado, vesícula, fortalece os cabelos e unhas. É também purificante que ajuda a eliminar a gordura da pele. Pode ainda ser utilizado para inflamações do tubo digestivo e bexiga.

Ingredientes:
1 Pepino
1,2 l de Água
Mel
1 Pauzinho de Canela

Preparação:
Corte o pepino (lave bem e corte a casca nas extremidaddes) e adicione a água e bata tudo na centrifugadora até que o pepino se dilua completamente. Passe por um coador e tire a espuma. Pode adoçar com mel e servir fresco com um pauzinho de canela.



Corpo Maçã ou Pêra?

Sabia que a espessura da cintura é um indicador de saúde? E que a disposição da gordura pelo corpo afecta a saúde dos indivíduos com excesso de peso. Então qual é melhor, o formato em maçã ou em pêra?
Os obesos, classificam-se em duas categorias conforme a distribuição da gordura corporal. Se esta for excessiva em volta da cintura, forma-se um corpo tipo andróide, com o aspecto de “maçã”, mais prejudicial à saúde, onde a gordura é intra-abdominal distribuída à volta do estômago e do tórax, e para além da pele e os músculos, origina uma pressão interna nos órgãos. Esta forma de maçã e aumento da zona abdominal, apresenta sinais de risco cardiovascular elevado, risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e diabetes.
Mas, se a gordura em excesso se localizar na parte inferior do abdomém, (ancas, coxas glúteos e pernas) com uma espessura menor da cintura, forma-se um corpo tipo ginóide, com aspecto de “pêra”, isto é, com menos gordura na região do abdómen. Esta gordura visceral tem menos risco para a saúde, mas causa complicações vasculares e ortopédicas como varizes, dores nas pernas e edemas.
As duas formas, maça e pera, dependendo do peso, podem desenvolver esteatose (depósito de gordura no fígado).
Os homens têm uma mais probabilidade de terem a forma de “maçã” enquanto as mulheres a forma de “pera”.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

CHANTILLY DE SOJA



Ingredientes
1 chávena de leite de soja
1-2 colheres de mel ou geleia ( ou açúcar amarelo)
½ chávena de água fervida
Sumo de 1 limão
Óleo de soja (girassol, sésamo)

Preparação
Misture o leite de soja com a água a ferver, mexa e leve ao frigorífico. Quando estiver frio, misture o mel e bata no liquidificador deitando o óleo lentamente durante 6 minutos até formar um creme expesso. Coloque no frigorífico umas horas e está pronto a ser utilizado nas suas gelatinas, frutas e sumos.

SUMO DE ANANÁS COM CASCA

Adoro ananás e canela. Este sumo é excelente e muito diurético.

Ingredientes:
1 Ananás
1 l Água
1 Casca de limão
1 Pau de Canela
1 Colher de mel ou geleia de milho

Preparação:
Coloque as cascas bem lavadas do ananás cortadas aos bocadinhos no copo com a casca do limão. Centrifugue e passe por um coador de rede fina. Guarde no frigorifico. Sirva frio com um pauzinho de canela e uma colher de mel ou geleia.

GELATINA DE MAÇÃ


Ingredientes

4 maçãs
2 pausinhos de canela
½ l água
1 colher de sopa alga agar-agar
2 colheres açúcar mascavado ou amarelo

Preparação
Lavar as maçãs e levar ao lume com o ½ l de água. Deitar os pauzinhos de canela e o açúcar e cozer durantr 10 minutos. Deitar 1 colher de sopa de alga agar-agar e deiar cozer mais 5 minutos. Tirar do lume, bater com a varinha mágica ou esmagar com um garfo. Pode substítuir o açúcar por mel ou geleia. Colocar numa forma grande ou em forminhas pequeninas. Deixar arrefecer, deitar canela e guardar no frigorífico até ser servido, pelo menos 2 horas.
Se não gosta de maçã experimente com pêssego ou pêra.